Outra segunda-feira eu e meu irmão estávamos zappeando um pouco antes de dormir. Passamos pelos Telecines até chegar no Cult. Estava passando esse filme canadense, falado em francês: C.R.A.Z.Y. - Loucos por Amor. (já falei que eu odeio esses subtítulos?)
O filme fala sobre a juventude de Zachary Beaulieu (o 2° da direita para a esquerda), um jovem que passa por diversas situações engraçadas e muito reais durante a sua juventude, adolescência e início da vida adulta. Além disso, o filme mostra um conflito interno do protagonista: a sua orientação sexual. É um tema bem pesado e complexo e o filme consegue abordá-lo de uma maneira única, sem apelação e de forma simples e divertida, em algumas partes.
Vale lembrar que o filme se passa na década de 70 e início dos anos 80. A recriação da época é fantástica, sendo a trilha sonora e a edição psicodélica os pontos altos. O diretor gastou quase metade do orçamento com os direitos das músicas que passam por Beatles, Pink Floyd e Bob Dylan.
E o elenco é ótimo! O protagonista, Marc-André Grondin, e o pai do protagonista, Michel Côté, para mim são os astros de C.R.A.Z.Y.
É um filme de família, às vezes lembrando Pequena Miss Sunshine, que consegue de maneira genial, cheia de referências, fazer um retrato super divertido da juventude. O único problema é que às vezes ele viaja demais.
NOTA:
domingo, 26 de outubro de 2008
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Ponto de Vista (2008)
Ponto de vista é um filme com atuações ótimas na presença de Matthew Fox, de Lost, e Forest Whitaker de "O Último Rei Da Escócia" e tem um roteiro nada previsível . O filme se passa em um dia: no dia de um atentado ao presidente dos EUA na Espanha. A idéia central do filme é mostrar o ocorrido 1h antes do atentado sob perspectivas de pessoas completamente diferentes que estavam no mesmo local por motivos também diferentes.
Ele merece palmas por remontar a mesma cena diversas vezes sem deixar nenhuma falha e sem cansar. O esforço de filmagem e de edição para fazer uma cena com uns 100 figurantes deve ser bárbaro. E é exatamente nisso que o filme mais encanta.
"Um filme dinâmico, original e que precisou de muito planejamento e cautela, Ponto de Vista te prende do início ao fim."
NOTA:
sábado, 11 de outubro de 2008
Encurralados (2007)
Queridos leitores, desculpem pelo longo tempo sem posts.
Provas... complicam nosso ofício.Vou falar sobre o suposto "filme do mês" de setembro na Blockbuster (sem propagandas): Encurralados, ou em inglês, Butterfly on a Wheel - tudo a ver.
O filme tem como idéia um casal que tem uma vida supostamente perfeita. Ele, Gerard Butler, interpreta um publicitário yuppie que está com carreira em plena ascenção. A sua mulher, Maria Bello, fica em casa cuidando da sua filhinha. Tudo está muito bem até que um maníaco, Pierce Brosnan, sequestra-os, fazendo-os passar por situações humilhantes durante 24 horas de tensão.
Tem alguma coisa de original aí, mas não muito. O roteiro é interessante em boa parte do filme, até se tornar previsível. O filme não conseguiu me atingir. Nas cenas de clímax extremo, eu não consegui me sentir tenso o suficiente. Mesmo com um elenco de, a não ser a Bello - não consigo engolir o estilo dela - o filme não agrada. Achei fraco.
Como é de se esperar, o final é surpreendente - ou nem tanto. Filme para se alugar como diversão passageira. 2 estrelas, quase a "Framboesa de ouro" dos Pipocas em Ação.
Nota:
Assinar:
Postagens (Atom)