quinta-feira, 21 de maio de 2009

Trovão Tropical (2008)

Resolvi alugar há algumas semanas o primeiro filme dirigido pelo Ben Stiller, Trovão Tropical.



Vou ser sincero em dizer que quando ouvi falar sobre o filme e sobre o que ele tratava não fiquei muito atraído. E também não sou um grande fã do Ben Stiller, mas respeito o seu trabalho. Por isso acabei assistindo só em DVD. O que me fez assistir foi a crítica positiva para o filme e as indicações a prêmios de atuações, Oscar e Globo de Ouro.

O filme é uma grande sátira sobre filmes de guerra que conta a história de um filme desastroso sobre o Vietnã. É o filme sobre o filme. Ele reúne várias técnicas de comédia contendo besteirol, sátira, ironia e humor um pouco mais inteligente.



Acredito que as sátiras e referências são o que há de melhor em Trovão Tropical, sendo bem pensadas e colocadas. Pra quem gosta de filmes de guerra, como eu, vai consegui identificar vários clássicos embutidos lá. As referências mais evidentes são ao definitivo e insano Apocalipse Now. O próprio enredo principal, de um filme sobre o Vietnã, gravado no Vietnã, com vários problemas e rixas entre atores, produtores e direção é uma alusão direta a Apocalipse Now, que também foi filmado lá, as filmagens atrasaram, estorou o orçamento e o elenco estava completamente desmoralizado por estar vivendo meses a fio na selva. Marlon Brando, que supostamente iria ser um dos chamarizes do filme, deveria ter emagrecido para o seu papel. Ele não cumpriu essa exigência, chutou o balde e acabou tendo sua participação reduzida (e bizarra).

O ótimo elenco de Trovão Tropical é o que impulsiona a trama, que é meio tosca. Ben Stiller se puxou como o Capitão Four Leaves, Brandon T. Jackson como o rapper Alpa Chino também é engraçado, Jack Black como o piradão Jeff Portnoy, Tom Cruise como o hilário Les Grossman e, last-but-not-least, Robert Downey Jr. como o super astro Kirk Lazarus, indicado ao Globo de Ouro e Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.



Ben Stiller deve ter tido um trabalhão pra comandar essa grande equipe, atuar, ajudar no roteiro e ainda ajudar a gerenciar a equipe de filmagem e atores do Vietnã. Ele definitivamente me surpreendeu. Trovão Tropical é uma ótima comédia sobre filmes de guerra e uma grande sátira à indústria do cinema. Às vezes ele é meio exagerado, mas isso se torna pequeno perto de algumas ótimas atuações. Recomendo.

Os trailers falsos na versão em DVD, que não vieram pro cinema no Brasil, são geniais. Vale pegar o DVD só pro causa deles. :P

Nota:

1 Opiniões:

Luiza disse...

Bah! quero muito ver este filme! Muito legal o texto, parabéns!

Passe Adiante