sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Senhores do Crime (2007)

Resolvi ver nessa semana mais um filme que concorreu ao Oscar 2007 e que eu perdi no cinema. Senhores do Crime ou Eastern Promises, no título original.



O filme é animal. Lembra muito o Marcas da Violência, do mesmo diretor (David Cronenberg) e também com o Viggo Mortensen, mostrando a face da violência nos humanos com uma profundidade ímpar.

Senhores do Crime mostra a realidade da máfia russa em Londres e como ela ainda atua hoje, no mercado do tráfico sexual e prostituição. O clima do filme transita entre esse submundo do crime para a vida de uma mulher comum, Anna (Naomi Watts), enfermeira parteira de um hospital comunitário que acaba se metendo com os caras maus. Segue o estilo filme anterior do Cronenberg: violento, com mortes cruas e reais, mas com um toque de realidade maior.

O interessante é que não acontece nenhum tiro durante o filme. Estranho, não? Máfia sem balas? Pois é, a máfia russa usa navalhas...

O Viggo está ótimo! Sempre gostei do estilo de atuação dele, mas nesse está especial. Por isso rendeu uma indicação de melhor ator. Sotaque, jeito de andar, estilo. Ele realmente criou um personagem. Já Naomi é mais estável em seus papéis, mas pelo menos ela é bonita.
:P

A cena da sauna é indescritível. Só vendo. Vale a pena: 4 Pipocas e deu.

Nota:

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

U23D (2008)

Fui ver U23D na única sala 3D de Porto Alegre: a do Bourbon Arteplex. Tá certo que foi 22 reais a entrada num sábado (R$18 a meia), mas valeu a pena. Pena que não nos deram os óculos - mas também, o que eu ia fazer com eles?

Nunca tinha visto um filme 3D antes, e fiquei pasmo. Primeiro porque adoro U2 e aquele show é fantástico e megalomaníaco. Segundo porque, de fato, a tecnologia usada te faz acreditar que tu consegue tocar no Bono ou nas guitarras (A cada música ele toca com uma diferente) do The Edge. Impressionante. Fico imaginando se daqui a 30 anos todos filmes vão ser assim.


Acredito que tenha sido um passo interessante na história do entretenimento e do cinema a viabilização de filmes 3D. Espero que o ingresso dos próximos fiquem mais baratos.

NOTA:
"Imprescindível para quem gosta de U2 e inovações da tecnologia."

OK, eu prometo fazer uma crítica de um filme que eu não tenha gostado.

sábado, 13 de setembro de 2008

Ainda Orangotangos (2007)

Fomos ver este filme quinta-feira, esperando que fosse estranho. Nos enganamos. É o filme mais pirado que já vimos em nossas vidas.

Como já foi dito antes em outro post, é filmado em plano-sequência e tem cenas na rua e no onibus. As atuações são fortes, os diálogos loucos e o roteiro é perfeito. "Meu Amor", a música-tema, traduz o espírito do filme, junto às outras músicas. Cheque aí a trilha sonora só de Rock Gaúcho no site oficial do filme: http://www.blogger.com/www.aindaorangotangos.com


Vá ao cinema preparado para ver um filme que "não dá pra respirar". Não há nenhuma cena de transição, mostrando a cidade, a paisagem. É frenético. Mexeu comigo. Nunca vi um filme como esse: Os personangens aparecem o filme todo, mas ao mesmo tempo não têm profundidade. Difícil explicar, só vendo. Ao mesmo tempo que é aconchegante e mostra as ruas de Porto Alegre, é perturbador, mostrando a natureza humana na sua forma mais suja.


NOTA:
Não dá pra dar menos que cinco pipocas: "Ainda Orangotangos" faz da ida ao cinema algo a mais. Cinco pela ousadia e cinco pela maestria de Spolidoro (Diretor e roteirista) e dos atores.
"Real, ousado e palpável, Ainda Orangotangos é obrigatório a todo Porto-Alegrense"

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Estréia da semana - 12/09

Essa é uma ótima semana de estréias. Muitos filmes que prometem, assim como na semana passada. Se destacam o Mamma Mia!, musical com Meryl Streep e Pierce Brosnan, Paranóia Americana, sobre o pós 11/09, e o escolhido da semana:

Ensaio sobre a Cegueira, do brasileiro Fernando Meirelles.

Adaptado de um livro de José Saramago com o mesmo nome, o filme foi bem elogiado pela crítica americana e inclusive pelo próprio autor, que considerou uma ótima adaptação e "percebe a mesma motivação humanística que o romance". Palavras do próprio.

Com um elenco ótimo incluindo a brasileira Alice Braga, que fez "Eu sou a Lenda", Mark Rufallo, Gael García Bernal, Julliane Moore, entre outros.

O filme fala sobre uma epidemia global de cegueira que atinge 90% da população. As autoridades, então, resolvem fazer uma quarentena dos doentes e a personagem central, única pessoa imune ao vírus, fica presa junto aos infectados, vendo seu sofrimento.

Escolhi um filme de um brasileiro por acreditar no nosso cinema e nos grandes talentos daqui. Conheço muitas e muitas pessoas que têm preconceito ao nosso cinema. Eu não.

Fiquem com o trailer (curto ou longo) e bom fim-de-semana.

Trailer Curto


Trailer Longo

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Estréia da semana - 29/09

Leitores,

Vou começar a postar toda semana o trailer e uns comentários sobre o um dos filmes que vão estrear na sexta-feira. Vou escolher os mais legais conforme o meu estilo, ou então algum blockbuster que seja muito barulhento e valha a pena falar.

Pra fazer um teste, vou postar o que eu achei mais legal da semana passada.
Amanhã posto o dessa semana.

Bom, o que eu escolhi foi filmado em Porto Alegre em plano-seqüencia, ou seja, sem cortes. É um filme que conta uma história bizarra com 15 personagens variados de Porto. Parece que passa por ônibus e muitas cenas na rua também. Puta desafio. Méritos maiores a Gustavo Spolidoro, the man behind the curtain, que aliás já fez um curta em plano-seqüencia também.

Esse foi o meu preferido da semana. PRECISO ver!
O trailer diz o resto.

Ainda Orangotangos

Passe Adiante