quarta-feira, 24 de junho de 2009

Anjos e Demônios (2009)

Vi esse filme com meu sócio do Pipocas em Ação no fim-de-semana de estreia no Iguatemi e, mesmo chegando meia hora antes, só conseguimos lugar na fileira D, muito na frente.

Embora não tenha lido Anjos e Demônios, sei que o filme é +- fiel: Nos livros sempre há mais informação, cenas mais bem desenvolvidas, portanto não há o que reclamar, filme já tem 138 min e se fosse mais longo ficaria cansativo.


Só o final que, mais uma vez, ficou corrido e confuso: Saí do filme sem entender muita coisa. Só depois de uma boa conversa com o Bruno, que leu o livro, que peguei a moral da história.

Mostrando diversas estátuas, construções e ruas de Roma, contando a história de instituições centenárias e secretas, há muito o que se aprender com o filme. Quando visitar a Itália, certo que vou lembrar.

Tenso e compenetrante, ainda mais da 4° fileira, o filme de pega de jeito: Pra quem roe as unhas, cuidado!

O início do filme é tocante: Cantos gregorianos, cenas panorâmicas, memorável.

O filme preza, ainda que em menor grau do que o livro, pela dualidade Igreja x Ciência, Tradição X Inovação.

Ewan McGregor, de Big Fish, como o Camerlengo Patrick ficou ótimo, ao lado de Armin Mueller-Stahl e Stellan Skarsgård, de Mamma Mia!. A atuação de Tom Hanks melhorou em relação a Codigo da Vinci, mas ele continua abaixo de seus papéis anteriores, acho eu.

Enfim, o filme é legal, principalmente se você NÃO leu o livro. Vai ter umas boas horas de ação e correria em Roma. Agora, se leu, vai se decepcionar na certa. Por isso, decidimos deixar a crítica com o membro do Pipocas que não leu Anjos e Demônios, para evitar uma análise só da adaptação.

NOTA:

0 Opiniões:

Passe Adiante