domingo, 4 de outubro de 2009

A Era da Estupidez (2009)

Tive em contato com esse filme através de uma indicação sobre um site que mostrava os eventos do Wake up Call Day, onde as pessoas deveriam ligar para seus líderes de governo para pedir que eles estivessem na reunião das Partes de Copenhague, em dezembro, e levassem a questão climática a sério.

Esse dia coincidiu com a premiere mundial do The Age of Stupid, que veio em forma de pré-estreia em única apresentação no Brasil, incluindo Porto Alegre.



A Era da Estupidez é do diretor Franny Armstrong, que tem um aspecto bastante peculiar em seus documentários: a pesquisa. Enquanto esse filme levou 6 anos para ficar concluído, o seu filme anterior, McLibel, levou 10 anos para ficar pronto. Com isso, ele consegue ver a evolução das situações que são mostradas, acrescentando maior veraciadade e enriquecendo muito o documentário.

O filem tem apenas um ator, Pete Postlethwaite, que interpreta O Arquivista, um dos humanos sobreviventes que, em 2055, está no Arquivo Global, local que contem toda a produção científica e artística da humanidade.

O filme mostra 5 ótimas estórias reais (não vou estragar a surpresa) que conflitam e fazem o espectador refletir sobre as mudanças do clima e como isso impacta e como irá impactar no futuro as nossas vidas e agendas de nossos governos. Um aspecto importante da produção é o modo de contar histórias, que funciona de um jeito bastante político, motivando e movendo quem está assistindo a tomar uma atitude. E esse é o maior mérito de The Age of Stupid.



Existem algumas omissões importantes no filme, como questões da Amazônia e desmatamento e comentários sobre os impactos do clima na América Latina. Além de outras questões importantes em jogo e que não foram citadas.



Mas o importante o filme funcionou comigo: saí da sala mais motivado a FAZER ALGO a respeito, além do que já faço, para combater as mudanças climáticas. Recomendo fortemente. Só não sei quando vai estrear no Brasil. E vale ressaltar: é melhor do que Uma Verdade Inconveniente.

Nota:

1 Opiniões:

Fernanda disse...

Por sinal, no site do filme da pra baixar para assistir! Disponibilizam assim ja que o filme nao foi feito visando o lucro, e sim justamente pra motivar e informar as pessoas da crise climatica. :)

Passe Adiante