terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Onda (2008)

Fui domingo ver "A Onda" na sala 08 (Aquela pequena no fundo, que passa + filmes B) do Bourbon Country. Taí, mais um ótimo filme 'estrangeiro' recomendado.


Filme alemão, refilmagem de um americano de 1981, que fala de um professor que queria ensinar Anarquia, por ser um ativista desta ideologia, mas acaba dando Autocracia, ou o despotismo autoritário, a ditadura.

Para isso, decide experimentar, ao ouvir de um de seus alunos que um governo assim seria impossível na Alemanha de hoje. Cria, dentro da sala de aula, em uma semana, um grupo disciplinado em meio a desistências, repressões, ensinamentos e novos membros. Os alunos se veem fascinados pelo fascismo (Mhh, estranha coincidência...).

Existe, na verdade, mais um microcosmos da sociedade alemã de classe média-alta. O filhinho-de-papai, o gordão encrenqueiro, a estrela do esporte, o aluno exemplar, todos magnificamente convincentes. Cada um reage de um jeito peculiar, tornando o filme bastante agradável.

A câmera desliza sobre trilhos muitas vezes, fazendo o filme fluir e prender sua atenção. A música é bem jovem e pode se dizer que é um filme bonito, boa fotografia.

No final, na cena clímax do filme, acredito que Rainer Wenger, o professor, fez o papel que hoje faz Hitler: A síntese do mal absoluto, o Anti-Cristo, quando na verdade os dois foram responsáveis apenas parcialmente: Assim como na produção de um filme, o diretor é responsável por tudo, e não é culpa total dele se alguém não fizer seu trabalho direito. Assim, acredito que dentro do Nazismo, havia oficiais e militares muito mais radicais do que Hitler que, estes sim, foram mentores dos campos de concentração e tal (O que não o absolve de nada).


O filme só peca, para eu não dar 5 pipocas, no fato de que algumas cenas não foram lá tão bem utilizadas quanto poderiam ter sido desenvolvidas, e porque o filme fala tanto sobre tanta coisa, que acaba não dizendo muita coisa sobre ninguém.

NOTA:

1 Opiniões:

Julia Bauer disse...

estou loca para assistir *-* o pedro falo desse filme na aula hj :x parece muito bom mesmo e a crítica é ótima

Passe Adiante