segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Antes Que o Mundo Acabe (2010)

Filmaço! Numa noite chuvosa de domingo, me aventurei com minha amiga Lucy na sala do Santander Cultural para ver a sessão comentada pela diretora Ana Luiza Azevedo. E valeumuito a pena.

É um filme apaixonante, já que toca em pontos tão cotidianos e simples de maneira que é impossível não se deixar cativar, seja pelos personagens, seja pelo ar da pequena cidade do interior do RS chamada Pedra Grande. Eu, pelo menos, me vi em quase todos, em quase tudo, um pouco: no fotógrafo apaixonado, na irmã ingênua, no pai parceiro, no melhor amigo encrencado, na namorada disputada... Antes Que o Mundo Acabe junto a simplicidade da vida no interior e a complexidade de um adolescente de 16 anos, o Daniel.

Ele é uma adaptação de um livro de Marcelo Carneiro da Cunha. A trama toda se baseia -sutilmente- nos contrastes, no limite, na beirada do 'antes que o mundo acabe'. É um filme sobre diferenças, mas sem a mensagem pedagógica já tão senso-comum de "Respeite as diferenças". Não, as diferenças existem no plano casa/cidade/planeta, família/mundo lá fora. É se encontrando aos poucos com o pai biológico que vive do outro lado do mundo que o garoto da foto ao lado se encontra - afinal, os dois têm até o mesmo nome.

Fica o trailer pra quem precisa de mais pra se convencer a ver esta produção gauchíssima, sem dúvida alguma o meu filme brasileiro favorito: http://www.youtube.com/watch?v=wIAeG37DYw4


NOTA:

PARA QUEM VIU
Pelo que vi, Ana Luiza fez milagre: no livro não existe a personagem da irmã mais nova, que dá a versão cômica, distânciada e ingênua da história; 90 % do livro são cartas; A trama não se passa no interior - logo, não há visita a Porto Alegre. Difícil imaginar, não? O livro, na minha opinião, deve ser uma droga, baseada demais na relação do filho com o pai.

Outra questão que surgiu na sessão foi se Daniel estava de alguma maneira encarando a ida ao México como fuga da realidade que se mostrou não-tão-agradável, ou se ele queria mesmo era se encontrar com o pai (Cena que, aliás, graças a Deus não foi mostrada). O que a diretora disse e eu concordo plenamente é que aquela viagem pro México mostra exatamente que ele, enfim, aceitou a mudança (tanto que até a metade do filme ele reluta contra o pai biológico, mas depois que escreve o e-mail, aceita que não pode ser mais o pacato rapaz do interior.) E, como um certo rito de passagem, deixa de lado seu mundinho de Pedra Grande para conquistar o mundo, antes que... Enfim, tu sabe. =D

5 Opiniões:

talvany disse...

Nossa, como me surpreende tu ter gostado tanto do filme. Sabe que eu vi esse filme sozinho e acabei não falando com ninguém sobre ele, então não tinha ouvido outras opiniões. Mas eu achei o filme tão fraco!
Eu gostei do contraste interior/cidade que eles mostram com a visita a Porto Alegre, mas eu achei todo o resto (cartas do pai, conflitos na escola) tão sem graça, tão mais do mesmo.
Talvez seja porque eu tivesse visto no mesmo mês outros dois filmes da mesma linha (brasileiro adolescente) e eu tivesse achado os dois incríveis: "As melhores coisas do Mundo" e "Os famosos e os Duendes da Morte". O primeiro conseguiu mostrar com muito mais naturalidade a adolescência no Brasil (mesmo que sendo na cidade e não no interior como em "Antes que o mundo acabe") e o segundo revelou dramas do interior do estado do estado que eu nunca tinha me dado conta que existiam.
Enfim, talvez eu o tenha visto em um mal dia. Vou assistir novamente quando possível para ter certeza.

Rodrigo Oliva Peroni disse...

Bah, pior que tu não é o único que não se cativou com o filme (se bem que a explicação da única outra pessoa que eu conheco que nao curtiu é PESSIMA, nem vale a pena reproduzir aqui.)

É que Antes que o Mundo Acabe não é um filme POTENTE, mas AGRADÁVEL. Acho que essa seria a melhor definição: não é um filme pontudo, que te interpela, como deve ser o "Famosos ..." mas uma obra que te faz refletir, que te comove, que te enternece. Acabei (infelizmente) não vendo os 2 outros teen-movies que tu citou ainda...

Mas vê de novo (não sei quando, já que saiu do cinema e vai demorar pra sair em DVD) e acredita na beleza da simplicidade e da fotografia. =D

Rodrigo Oliva Peroni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucy disse...

o Rodrigo falou tudo. Antes que o Mundo Acabe é um filme agradável: ele é bom e fácil de ver e de sentir, os personagens são cativantes e reais. Achei muito melhor que "As Melhores Coisas do Mundo". E "Os Famosos..." é diferente DEMAIS pra comparar os dois. Mesmo que fale sobre adolescência e interior. São opostos.



E o livro nem é tããão bosta assim. Só meeio... turmadostigres ahsoiuashu xD

Anônimo disse...

O livro foi uma beleza. Ja li algumas vezes e sempre que posso volto as fotos.

Indico pra todos a leitura. Ensina bastante sobre o "olhar fotografico" sobre a observação do mundo, sobre outros lugares, culturas. NAO TEM NADA HAVER COM O FILME. O livro é ótimo pra qualquer idade.

Porem...
achei o filme bem fraco.
as atuações muito amadoras e o responsável deixou de colocar os trechos mais importantes do livro.

Não houve foco no mundo da fotografia, na questão dos enquadramentos, da atenção as coisas que estão a volta, diferenças, culturas.

Me pareceu mais uma história adolescente de uma menina que "sem motivo nenhum" fica com 2 caras ao mesmo tempo.
"
- muito bom ficar com voce!
-Ah nao quero mais ficar contigo nao
- Porque?
- porque nao quero.
"

De repente no meio do filme a mina dorme sozinha com o outro cara?

Vai entender o que se passa na cabeça do dono do filme...

Acho que ele nao leu o livro!

Passe Adiante