domingo, 5 de abril de 2009

O Lutador (2008)

Eu assisti esse filme no Aeroguion, especializado em filmes B e ter filmes com longos períodos em cartaz. Eu estava ansioso para ver Mickey Rourke em O Lutador.



O triller, vencedor do Festival de Cinema de Veneza, é um retrato cru e super realista do mundo da luta livre. A volta de Mickey Rourke ao mainstream, depois de se recuperar de uma vida decadente de drogas e outros problemas judiciais é primordial. Como ele mesmo já foi um lutador de luta livre na vida real, a sua atuação tornou-se ainda mais marcante.

Ele, interpretando Randy, "O Carneiro" Robinson, é quem dá o tom para o filme, combinando até os ossos com o pano de fundo sujo e decadente, bem representados pelas ruas da cidade e do trailer onde ele vive. Sozinho. O filme retrata também a questão do envelhecimento e da dura realidade de quem ganha a vida brigando. Também chamo atenção para a atuação da Marisa Tomei, que faz uma prostituta que Randy gosta, além da perenidade de um programa. Ela conseguiu captar o espírito selvagem da personagem muito bem. Atenção nas cenas de strip tease.



Como é típico de filmes super realistas, a trilha sonora é bem leve e não muito aparente. A regra segue em O Lutador. Eu particularmente adoro esse estilo que lembra um documentário, só que simbolizando a vida real. O melhor uso desse estilo de fotografia e montagem no filme foram nas tomadas handcam nas lutas, que ficaram simplesmente fantásticas.

"And now, I'm an old broken down piece of meat... and I'm alone. And I deserve to be alone. I just don't want you to hate me."


O roteiro, por vezes, é um pouco corrido e confuso, principalmente quando trata do amor na vida de Randy. Não sei se é um artifício do Diretor, mesmo de A Fonte da Vida e Réquiem Para Um Sonho (ótimo currículo :P), para mostrar como o personagem está confuso, mas não funcionou. O filme também é bastante violento, Rated R. Em uma das lutas há vidro moído, arame farpado e um grampeador. Dá pra imaginar o sadismo, né?

Eu gostei e me emocionei. O final também ajuda, dando um toque suave, como um gran finale a tudo.
No fundo, O Carneiro sempre será um lutador.

Nota:

3 Opiniões:

Lidi disse...

Pensei que tinham esquecido de "O Lutador"!
Vão publicar, algum dia, uma crítica sobre o "Réquiem Para Um Sonho"? Fiquei curiosa pelo comentário "ótimo currículo"; e porque adoro o "Réquiem...".

Rodrigo Oliva Peroni disse...

Então foi merecido o Globo de Ouro? (Ainda não vi!!)

E vale comentar: Quando Mickey Rourke foi apresentado como um dos indicados ao Oscar de melhor ator, disseram "Por que alguém quer saber sobre a vida de um lutador decadente oxigenado? Por um só motivo: Mickey Rourke" Adorei!

Luiza disse...

só pra constatar: Mickey Rourke foi lutador de boxe, não de luta-livre, e chegou a dizer numa entrevista no Hollywood One-Oh-One que não tinha nenhum respeito pela luta-livre antes de fazer o filme e que a experiência provou que ele estava errado em suas concepções sobre o esporte...

Passe Adiante