segunda-feira, 20 de abril de 2009

Wall-E

Wall-E é um marco na história da animação, na história do cinema. Obrigatório.

O que impressiona é que, mesmo praticamente não possuindo diálogos, o filme passa longe de se tornar monótono e os personagens conseguem se expressar claramente. Nos identificamos rapidamente com Wall-E e EVA: Aos 20 minutos de filme já nos afeiçoamos a Wall-E de tal maneira que admito ser mágica. Só a Pixar mesmo.
Foi indicado ao Oscar de melhor mixagem de som, som, trilha sonora, música original ("Down to Earth") e vencedor de melhor animação. Mereceu todas indicações e poderia ter ganhado mais prêmios. O compositor e intérprete de Down to Earth se recusou a tocar uma versão reduzida na cerimônia do Oscar. É preciso ter muita integridade para recusar um convite destes. Mas não sei até que ponto fez certo. Concorreu a 36 outros prêmios e ganhou mais 40.

Sobre a história, não posso falar muito: No ano de dois mil setecentos e alguma coisa, o planeta Terra naõ é mais habitado por humanos, e Wall-E é o último robô ligado, uma máquina que compacta o lixo que há por toda parte. É quando chega EVA, um robô ecxtra-terrestre à procura de algo.

O filme acaba por sendo uma das maiores histórias de amor de todos os tempos, e provavelmente a melhor animação de todas. Passa longe de ser infantil, e é diferente de tudo que já foi feito: Ao mesmo tempo que narra uma história de dois robôs que poderia acontecer conosco, o filme critica a sociedade atual de uma maneira tão sensível que não se torna nem sensacionalista nem profunda demais. É uma obra-de-arte. De se comprar, ver e rever. Até chorei no final.


Visualmente, o filme é perfeito. Os extras no DVD são sobre os efeitos sonoros. Thomas Newman foi o responsável pela trilha sonora como o é na maioria dos filmes da Pixar e merece parabéns.

NOTA:

3 Opiniões:

Luiza disse...

Aêêê, finalmente um update! \o/ *tri reclamona*
Não sei, não me considero boa pra criticar wall-e porque no dia que eu vi não estava passando muito bem e meu pai não estava gostando, então saí com uma opinião meio "corrompida". Definitivamente tenho que assistir de novo.
Ah, aliás, Pipocas, vou puxar um ganchinho de autopromoção descarada aqui pra declarar que também fiz um blog. Clica no meu nome que vai pro link ;)

Mellanie F. Dutra disse...

Divino!

Laurie disse...

Me senti no direito de comentar, então...: concordo plenamente que o filme é um marco, e pretendo rever algumas vezes! Quanto à qualidade do áudio do filme é algo realmente incrível e já que vocês comentaram recomendo fortemente pra quem assistir em DVD a olhar os extras sobre produção de áudio nos estúdios Disney, simplesmente fantástico.
Como não quero me estender (mais ainda) só quero dizer que o filme é todo muito bem pensado e produzido, e no final dá vontade de ir correndo comprar um robozinho wall-e pra si próprio :D

Passe Adiante