quarta-feira, 8 de julho de 2009

Duplicidade (2009)

Esse título chegou com todo o estilo, música, fotografia e jeitão de um novo filme de golpe, ou "Scam movie", como é dito no trailer.

Eu adoro filmes do gênero, cheios de conspirações, agentes duplos, glamour e muita grana. À la Onze Homens e Um Segredo, Plano Perfeito, Confidence, Prenda-me Se For Capaz, etc. E fazia tempo que não via um desses. E também tinha o diretor Tony Gilroy, o mesmo da trilogia Bourne e Conduta de Risco.



E é nesse estilo que o filme se comporta. O enredo trata sobre dois agentes secretos, um da CIA e outro do MI-5, que decidem entrar no ramo de espionagem empresarial. Bem interessante. Aliás um tema pouco explorado no cinema. Duplicidade vem junto com Trama Internacional, também com o Clive Owen, que trata sobre bancos. Ambos estão em cartaz no Brasil.



Visualmente o filme é bem interessante. Ele é mais bonito e agradável do que a maioria dos filmes do gênero. Começa mostrando a rivalidade dos dois CEOs das empresas que o filme foca. São duas multinacionais gigantes no ramo de higiene e estética. A louvável cena inicial ilustra bem isso.

Julia Roberts, por quem eu não tenho uma grande simpatia, interpreta Claire Stenwick. Ela está muito bem no papel. E sexy. Clive Owen é um dos meus preferidos, mas já o vi em atuações melhores. Duplicidade manda bem também nos coadjuvantes. Tem Tom Wilkinson e Paul Giamatti (outro dos meus preferidos), como os dois CEOs.



O fime tem comédia, suspense, ação... tomadas em várias cidades do mundo, tramas complexas, história em alta velocidade. Essa mistura já comum em filmes do mesmo estilo. Por isso ele peca. Deixa de inovar na forma. Os méritos de Duplicidade são o elenco de ponta e o tema da espionagem (empresarial). Vou dar 4 pipocas porque adoro filmes de golpe. Toda essa velocidade e complexidade me emociona. Palmas para Tony Gilroy.

OBS.: Se você não gosta desse modelo de filme, eu não recomendo. Ou você vai achar muito "hollywoodiano" ou vai chegar no fim sem ter entendido nada da trama.

Bons filmes!

Nota:

1 Opiniões:

Mari disse...

Adoro esse tipo de filme!!! (faz tempo que não assisto um legal...) E, pelo que li, a crítica concorda contigo, que a Julia Roberts ta bem no papel (embora eu também não ache que ela geralmente convença muito). Fiquei na vontade! Vou olhar semana que vem, sem falta. :)

Passe Adiante