terça-feira, 21 de julho de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

O 6° filme HP lançou quarta-feira passada, dia 15. Só na primeira sessão (lançamento mundial), o filme arrecadou 22,2 milhões de dólares, recorde que antes era do último Batman, com 18 mlilhões.

Pois bem. O filme é bom, MUITO bom. Realmente diverte, passa a impressão certa nas horas certas, tem seus defeitos e suas peculiaridades, e vale muito a pena gastar 153 minutos e 9 reais o vendo. Eu mesmo pretendo revê-lo.

Sobre a história, bem... A cena que todos esperavam ficou excelente - cheguei a chorar em uma cena. Estes filmes têm muito o que se falar - e muito não dá pra escrever aqui: Seria um saco para quem não é fã.

O maior defeito do filme é a relação Harry/Gina. No livro, eles namoram. No filme, eles dão um beijinho 'michuruca' e só. Se fosse só isso até tudo bem, mas o filme passa todo tempo criando a expectativa, convergindo para o momento derradeiro que nunca chega. Bola fora.
Além disso, Daniel Radcliffe tem 20 anos na vida real - e 16 anos no filme. Até deu pra engolir, mas em algumas cenas os 3 ficaram muito 'faculdade'.

Eu acho que deram um foco esquisito para Dumbledore - ele não apareceu tanto quanto eu esperava - assim como quase tudo. O filme é muito centrado na vida dos 3 - e como o 3° filme, ele não consegue ser grandioso. Não que a Marca negra nos céus ou as labaredas de fogo sejam micharia, mas não deu a impressão de que tudo que ocorria era um fenômeno global, importante, vital.

Sobre a música, ficou um tanto 'deslocada': não fazia parte das imagens. Deu pra perceber que foi gravada separado e colocada em cima. Mas é muito boa, com certeza, embora não use o clássico tema que eu adoro. Utilizaram-no no trailer, veja em seguida:



Os atores se superaram mais uma vez, e não houve cenas constrangedoras no estilo "o bruxinho + popular do mundo". Ainda bem! Conseguiu passar a ideia de que Harry é um garoto normal, assim como no livro, e de que esses são tempos negros, de insegurança e desesperança.

Metade do filme foi simplesmente inventada. Foi bom? Sim, adorei o que inventaram, mas talvez tenham exagerado - muito material bom do livro não foi mostrada, e muito ficou perdido e solto, desconexo.

Quando se pensa que o filme está ficando chato, nos lembramos da história: Os tempos mudaram, a vida em Hogwart e no mundo dos bruxos e até dos trouxas não é mais a mesma.

Diferente dos outros filmes, ele é mais devagar (bem diferente da proposta vendida pelo trailer) e mais sério; Parecido com os outros, as cenas são curtas e as tomadas mais ainda. Péssima característica dos filmes da série é que eles não grudam na cabeça - ao sair da sala, dá a impressão de que não vimos um filme.

Embora muitos dos defeitos sejam sutis - e alguns talvez nem existam, sejam só implicância mesmo - ele merece 4 pipocas.

NOTA:

1 Opiniões:

Pati disse...

Acho q se eu não tivesse lido todos os livros mais de uma vez (não conta pra ninguém q já tenho 30 anos tá), eu até teria achado o filme bem bacana!
Me lembro q saí do cinema achando q nem tinha assistido a um Harry Potter!
Pra mim faltou um pouco de tudo e de tudo um pouco, mas é papo de fã né!
Espero q As Relíquias da Morte não me deixem c essa sensação de q algo está faltando!

Passe Adiante