Finalmente, um FILME de verdade. Finalmente, uma experiência, uma mudança, uma (muitas) inovação(ões), emoções e surpresas. Sem hesitar, digo: É UMA OPRA-PRIMA de
James Cameron, que fez Titanic e O Exterminador do Futuro. É Apaixonante.
Pra quem
ainda não sabe, Avatar trata de quando um humano, Jake Sully, chega ao planeta Pandora, onde há uma campanha de extração de um mineral ultra-mega-valioso. Nesta terra selvagem e perigosa, vivem os Na'vi, criaturas azuis, altas e um tanto parecidas com humanas. Os avatares são como clones híbridos entre humanos e Na'vi que são comandados por humanos.
O que dizer do filme?? Poderia ser, por ter 161 minutos, um tanto cansativo, ainda mais em projeção 3-D como fomos ver meu irmão e eu. Poderia haver um ou outro personagem estereotipado; a fantasia podia ser tamanha que dificultasse a identificação com os personagens; Mas ele se supera a cada cena, desmontando qualquer possibilidade de desapontamento. Não consigo citar uma cena que eu faria diferente.
Uma ou duas vezes eu me perguntei se o próximo conflito se resolveria no filme seguinte, semelhante ao que ocorreu em
Austrália, só com uma única diferença: Em Avatar, você realmente quer que o filme continue.
Sei que só daqui a dez ou vinte anos, quando veremos os efeitos especiais como ultrapassados e daremos total atenção à história, conseguiremos tirar o máximo proveito do filme e entendê-lo por completo. Transborda genialidade, dedicação e sutileza, ao mesmo tempo que nos delicia com paisagens que parecem com os nossos sonhos.
Outro aspecto que difere esta de outras obras são os temas, ao mesmo tempo próximos e profundos, como a detenção do poder, a destruição da natureza, as causas da guerra, o patriotismo, a tradição e o amor que transcende a raça.
Se você acha que sabe onde os efeitos especiais conseguem chegar, você não viu nada. Fazendo um paralelo com 2012, tenho vergonha de classificá-los como a mesma coisa: um filme. Por que são tão diferentes, na sua essência e no seu propósito, que é desconcertante postar um em seguida do outro. Avatar merece um local de mais valor
: na estante de todo apreciador de cinema e na lembrança da nossa geração.
Ruim pra nós, do blog, mas bom para manter a surpresa, existem pouquíssimas fotos do filme circulando circulam na internet. Enfim, faço uma sugestão: vejam no Iguatemi: Lá tem 3-D E legendado e dá pra comprar 5 horas antes, que foi o que fizemos, e ainda poder chegar 5 minutos antes do filme começar. E tem uma pipoca nota 10!
NOTA: