sábado, 19 de dezembro de 2009

Avatar (2009)

Finalmente, um FILME de verdade. Finalmente, uma experiência, uma mudança, uma (muitas) inovação(ões), emoções e surpresas. Sem hesitar, digo: É UMA OPRA-PRIMA de James Cameron, que fez Titanic e O Exterminador do Futuro. É Apaixonante.


Pra quem ainda não sabe, Avatar trata de quando um humano, Jake Sully, chega ao planeta Pandora, onde há uma campanha de extração de um mineral ultra-mega-valioso. Nesta terra selvagem e perigosa, vivem os Na'vi, criaturas azuis, altas e um tanto parecidas com humanas. Os avatares são como clones híbridos entre humanos e Na'vi que são comandados por humanos.


O que dizer do filme?? Poderia ser, por ter 161 minutos, um tanto cansativo, ainda mais em projeção 3-D como fomos ver meu irmão e eu. Poderia haver um ou outro personagem estereotipado; a fantasia podia ser tamanha que dificultasse a identificação com os personagens; Mas ele se supera a cada cena, desmontando qualquer possibilidade de desapontamento. Não consigo citar uma cena que eu faria diferente.

Uma ou duas vezes eu me perguntei se o próximo conflito se resolveria no filme seguinte, semelhante ao que ocorreu em Austrália, só com uma única diferença: Em Avatar, você realmente quer que o filme continue.

Sei que só daqui a dez ou vinte anos, quando veremos os efeitos especiais como ultrapassados e daremos total atenção à história, conseguiremos tirar o máximo proveito do filme e entendê-lo por completo. Transborda genialidade, dedicação e sutileza, ao mesmo tempo que nos delicia com paisagens que parecem com os nossos sonhos.

Outro aspecto que difere esta de outras obras são os temas, ao mesmo tempo próximos e profundos, como a detenção do poder, a destruição da natureza, as causas da guerra, o patriotismo, a tradição e o amor que transcende a raça.

Se você acha que sabe onde os efeitos especiais conseguem chegar, você não viu nada. Fazendo um paralelo com 2012, tenho vergonha de classificá-los como a mesma coisa: um filme. Por que são tão diferentes, na sua essência e no seu propósito, que é desconcertante postar um em seguida do outro. Avatar merece um local de mais valor: na estante de todo apreciador de cinema e na lembrança da nossa geração.

Ruim pra nós, do blog, mas bom para manter a surpresa, existem pouquíssimas fotos do filme circulando circulam na internet. Enfim, faço uma sugestão: vejam no Iguatemi: Lá tem 3-D E legendado e dá pra comprar 5 horas antes, que foi o que fizemos, e ainda poder chegar 5 minutos antes do filme começar. E tem uma pipoca nota 10!

NOTA:

7 Opiniões:

Unknown disse...

Ae, grande filme mesmo!
Só me arrependo mil, não, peraí... um milhão de vezes, por não ter me recusado a assistir a cópia 3-D dublada do Arteplex.
NÃO FAÇAM ISSO! Se algum amigo de vocês (como ocorreu comigo) insistir em ir no Arteplex porque este é "superior em tecnologia 3-D", mandem tudo pro inferno e atravessem a rua!
Por queeee, por queee o sotaque cariooocaaaa??????????????

Bruno Oliva Peroni disse...

Isso aí! Muito boa, Nykollas.
Vejam LEGENDADO esse filme em 3-d. Não assassinem toda a magia do filme, por favor. ;)

Lidi disse...

Esse era o empurrão que precisava pra ver o filme no Iguatemi!
[depois eu digo se agradeço...hehe]

W. R. SANTHOS disse...

muito bom o teu blog, Avatar é um marco no cinema sem dúvida, visite meu blog tbm....
abraçuss
http://essefilmebom.blogspot.com/

Lucy disse...

aaaaaaaaah, AVATAR é tão, tão lindo *-*
vocês deveriam ter aberto uma exceção na quantidade máxima de pipocas...

Lidi disse...

Realmente: eu agradeço! Vi legendado mas consegui ver no Arteplex (como só tem uma sessão diária, virou quase uma maratona; tivemos que comprar ingressos para o dia seguinte pois os mesmos se esgotaram duas horas antes da sessão! e hoje não foi diferente).
A beleza do filme é incrivelmente onírica e a estória tão próxima a nossa realidade que achei o casamento perfeito! Em alguns momentos peca, deixa coisas em aberto, mas se tornam insignificantes perto do todo do filme.
Concordo com a Lucy, exceção na quantidade de pipocas! hehe

Rodrigo Oliva Peroni disse...

É, agora que eu já revi 2 vezes, posso dizer algumas coisas diferentes
1) Na verdade, algumas cenas eu faria diferente
2)Ele não transobrda GENIALIDADE. Não é essa a palavra que melhor define.
3) UNIÃO. É tudo sobre isso.
4)Fico triste que eu conheça tanta gente que não foi ver ainda. Não sei se POR elas, que não experienciam essa maravilha, ou COM elas, dando uma de pseudo-intelectuais-cult... Não ver Avatar é um erro.

Passe Adiante