sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Senhor dos Anéis (2001/2002/2003)

Enfim, realizei meu sonho de passar a noite vendo a trilogia Senhor dos Anéis. Nada mais propício do que realizá-lo numa terça-feira de Carnaval(A melhor que eu já tive) acompanhado de 4 friends.

Pra começar, eu já tinha visto todos mais de três vezes, o que me permitiu cantar algumas músicas junto, completar as frases dos personagens e prestar atenção nos detalhes. E o melhor: A saga ainda me surpreendeu diversas vezes, já que é tanta informação. Descobri diversas diferenças, algumas até significativas, entre o livro e o filme, já que vi acompanhado de alguém que já havia lido todos. Como eu acho que adaptação tem que fazer isto mesmo, Peter Jackson não foi comprometido em quase nada.


O que percebi ao ver os três em sequência? Cada um fala sobre valores e emoções diferentes, embora todos sigam o mesmo passo e formato de conduzir a cena. A tecnologia melhora de um pro outro e os atores se sentem mais à vontade. Percebi que a maioria dos personagens ao se introduzir acrescentam, ao seu nome, o nome de seu pai. "Aragorn, son of Arathorn"

Interessante perceber como muitos dos atores se tornaram famosos (Cate Blanchett, Elijah Wood, Viggo Mortensen, Dominic Monaghan, David Wenham) e como alguns desapareceram das grandes produções. Peter Jackson dirigiu e produziu King Kong, de 2005, e Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones), que lançou esta semana no Brasil.

A Sociedade do Anel, lançado em 2001, venceu 75 prêmios, entre eles 4 Oscars. Ele é a introdução à saga. É claro que coisas acontecem de fato, mas muito do que se fala é do que ainda está por vir, do mundo em que tudo ocorrerá. Introduz os personagens e te faz pensar sobre a aventura, a união e a sorte.

As Duas Torres, lançado em 2002, venceu 63 prêmios 2 Oscars. É o miolo. Muita guerra, muito sobre Gollum e sobre a amizade. Nas batalha pelo Abismo de Helm ensina sobre o heróismo e sobre a traição.

O Retorno do Rei, lançado em 2003, Venceu 11 Oscars, incluindo melhor Filme e levou mais 95 prêmios. É o desfecho, e portanto tem 3 horas e 20 minutos de duração. Eleito o melhor filme da década pelo site Moviefone, é mesmo o melhor de todos, É o terceiro filme que mais arrecadou dinheiro na História: $1,3 bi. Lealdade, ambição, esperança e perseverança.

Num momento de tanta febre em relação ao Oscar, é bom ver um filme já visto. Estava acordado há 25 horas quando escrevi este comentário e não me sentia acabado nem lesionado. Ficam aí 5 dicas para enfrentar a maratona:

1. Faça com vontade. Não começe a não ser que tenha boa companhia, boa televisão e aparelho de som, permissão para pôr o volume meio alto, segurança de que nada irá te interromper e que não tenha visto o filme há um bom tempo. Nem pensar em fazer "Só pra dizer que já fez"!
2. Prepare um bocado de café quente: Dá o clima, acorda e serve como distração.
3. Não se esqueça de trocar de lugar de um filme para o outro, de não se preocupar com as trilhões de horas e batalhas que ainda tem de acontecer. Não se preocupe em ficar acordado 100% da trilogia: O melhor jeito de dormir é tentar ficar acordado! (E se você perder 10 minutos de filme, ainda vai contar como tendo-os visto)
4. Dê um jeito de sentir um pouco de desconforto não-compremetedor, seja sentindo um pouco de fome, seja um pouco de frio: Te ajuda a manter-se acordado.
5. PeloamordeDeus, veja todos os créditos: Neles estão lindíssimas canções. No 1°, Enya com May It Be. No 3°, a vencedora do Oscar de melhor canção original Annie Lennox com Into The West.

A saga como um todo ensina muito sobre o poder, o bem e o mal, a confiança e a bravura. De se guardar do lado esquerdo do peito...

NOTA:

5 Opiniões:

Pedro Scheffer disse...

Tchê, estou para fazer uma maratona dessas a tempos. Como ainda não fiz, e quero reler os livros antes de rever os filmes, meu comentário será breve.

Uma adaptação literal de filmes, eu nunca vi. E seria muito chata. A do senhor dos anéis ficou genial, só achei uma pena que não apareceu o Tom Bombadil, e deram muito crédito pra Arwen. Mas bom, elfa gostosa = mais bilhetes vendidos.

Acabei de ler O Hobbit, e vi como a história se encaixa no Senhor dos Anéis, tanto para o livro quanto para o filme, apesar das adaptações. Eu recomendo a leitura.

Essa questão da linhagem (Aragorn, filho de Arathorn, etc...) é presente em toda a obra relacionada ao Senhor dos Anéis, tanto que tem passagens do Silmarilion que me lembraram da Biblia, lembrando de tooooooda a linhagem dos personagens correntes. No livro O hobbit mesmo, a história cresce em importância com a jornada sendo liderada por Thorin, filho de Thror, Rei de sob as montanhas (tradução livre por mim, li em inglês), e a escolha do próprio Bilbo Bolseiro, filho da Velha Took. Essa linhagem também está presente no Frodo. De qualquer forma, lembrando da desecendência das famílias nobres/reais, acho que é possível traçar algum paralelo por aí.

Essa do café é meio fraca pra mim, pode ser chimarrão e chocolate?? haha.

De qualquer forma, o senhor dos anéis é uma obra genial, não importando o meio acompanhado (de preferência ambos).

Abração,
Pedro Felipe.

Lucy disse...

eu sou a única criatura no mundo que não gosta disso, fato.
:/

Lidi disse...

Só uma curiosidade: a maratona foi com as versões extendidas?
Meus parabéns a vocês, guerreiros! Pois eu só faço essa maratona com um por dia! E só fiz uma vez, com as versões extendidas (mesmo amando SdA eu não aguento encarar direto...).
A linguagem literária e a cinematográfica são diferentes e utilizam elementos diferentes. Uma adaptação "fiel" não fica boa, sendo muitas vezes considerada enfadonha. O ritmo em que as hitórias são contadas são diferentes, e por mais efeitos especiais que existam, nenhum deles supera a imaginação humana.
Estou pronta é para encarar a maratona literária SdA. Pela 3ª vez!

Unknown disse...

Eu ia perguntar a mesma coisa que a Lidi: vocês assistiram as versões extendidas? Eu consegui os DVDs contrabandeados (na época a New Line disse que não ia lanças essas versões aqui, não sei se isso mudou), e elas são imprescindíveis pra quem assiste o filme e fica se perguntando "MAS ONDE ESTOU OS PRESENTE ÉLFICOS?" "E O EXPURGO DO SHIRE?" e coisas do tipo.

Embora não tenha tudo isso nas versões do diretor, claro, ainda tem muitas coisas legais, principalmente no primeiro filme, onde eles 'gastam'um pouco mais de tempo explicando o Shire e quem são e como vivem os Hobbits. Os relacionamentos entre os personagens também ficam mais complexos (vide Legolas e Gimli).

Pedro Felipe: Silmarilion e genealogia de LotR? nerd high-five :P

Rodrigo Oliva Peroni disse...

Hahaahm obrigado pelos comentários!!

Nao, assistimos as versões normais mesmo, com +- 200 minutos cada filme.
Quero muito ver as extendidas, o mais perto que já cheguei delas foi nessa semana na TNT, quando tava dando o 3° dublado. Bah, dai nao rolou.

Passe Adiante