terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sherlock Holmes (2009)

Fui assistir Sherlock Holmes depois da onda de estreia digna de um blockbuster de seu porte. Minhas expectativas eram poucas. A única realmente interessante era concordar com L.F. Veríssimo que disse que Robert Downey Jr. era o ator perfeito para NÃO fazer esse filme. Realmente, eu não esperava vê-lo na pele de Holmes. Me surpreendi.



O universo de Londres criado por Guy Ritchie está espetacular. Um visual sombrio, cinza e sujo da capital inglesa estampa perfeitamente o fundo da trama. Tecnicamente, o filme é ótimo. Belos efeitos especiais e de som. Talvez até ganhe algum Oscar por isso. Os personagens são bem construídos, tirados do livros de Conan Doyle, só que com um toque de modernidade.

O Globo de Ouro de melhor ator de comédia a Downey Jr. foi mais do que merecido. Ele rouba a cena completamente. Com certeza é um Holmes diferente do da literatura. Esse é um Holmes mais moderno, mais sem-noção, mais boêmio, enfim, mais Downey Jr. Jude Law e o resto do elenco não surpreendem, mas seguram bem as pontas.



O que decepciona é a trama principal, a aventura que leva Holmes e Watson a um caso que mistura esoterismo e assassinatos em série. Por um momento ou dois pensei achei que estava assistindo um filme do Dan Brown e que Holmes era Robert Langdon fazendo suas explicações e super deduções. É legal até, mas um puta clichê. Parece mesmo com Anjos e Demônios.



Fora isso, o filme é puro entretenimento. Realmente é muito divertido. Tem várias tiradas boas de Holmes e (algumas) boas piadas que dão o toque certo ao filme. Definitivamente, um ótimo filme de ação.

Um blockbuster pra se divertir com pipoca. 4 pipocas pela diversão e porque eu gosto de Dan Brown.

Nota:

5 Opiniões:

Unknown disse...

Confesso que fiquei com medo de que a trama do Locwood (?) fosse realmente algo esotérico, o que seria completamente fora do mundo do Conan Doyle. Gostei do twist que eles deram pra explicar os 'truques' dele.

E as cenas em que eles constrói a luta na cabeça sabendo o que vai acontecer com cada golpe também foi uma menção legal à racionalidade extrema do Holmes :)

Bruno Oliva Peroni disse...

Por causa desses comentários que continuamos a escrever.

É Lord Blackwood, Holly. ;)
Também gostei da virada.

Mellanie F. Dutra disse...

é um PUTA filme. selei-os no meu blog

Luiza disse...

oppps... amei o post, mas tenho que descordar de algumas coisinhas... a atmosfera esotérica faz muuuuuuuuito parte do universo de conan doyle (*alguém leu o cão dos baskerville?) e o Holmes sempre foi retratado nos livros como um cara meio surtado quando está "entre casos" - tipo ficar estudando o movimento dos insetos/usuário de heroína/boxeador/ótimo com disfarces/egocêntrico, arrogante e individualista - do tipo não dividir seus planos com ninguém, etc...

Na real, acho que este filme retratou o Holmes melhor do que os outros filmes que vieram antes... (^_^)

Mas concordo que o mistério é muuuito Dan Brown... aliás, definição perfeita a de vocês! Os roteiristas ficaram devendo no mais importante.

p.s.: jude law de watson é tudo! *nhamy... hehehehe

Luiza disse...

bah, discordar.... -digitando rápido no intervalo dá nisso... rsrsrs

Passe Adiante