terça-feira, 22 de junho de 2010

Up - Altas Aventuras (2009)

Antes que alguém se pergunte novamente porque diabos pomos o nome do filme em português no título da postagem, vou logo avisando: é pra deixar bem claro que não conseguimos ignorar, simplesmente, a grande cagada que a tradução brasileira têm feito até então. Não dá pra passar por cima destes erros sem notá-los, todos têm de saber o quão ruim as traduções são. Não que eu tenha achado TUDO isso de "Altas Aventuras", mas em nada acrescentou ao título deste filme, convenhamos.

Assisti a ele já faz alguns meses, mas depois que uma professora passou o início dele em sala de aula, decidi que já estou pronto para fazer um comentário razoavelmente consistente.


Pra começar, já vou dizendo que quando vi não entendi o final. A mensagem parecia confusa, cheguei a me sentir traído pelo roteirista. Mas depois de bastante pensar a respeito, captei melhor a mensagem. Mas continuo implicando com ele porque ele muda: O início é fenomenal, mas aos poucos ele vai tomando rumos inesperados, alguns até forçados. Não que ele vá piorando, mas é preciso se doar 100% pra aproveitá-lo direito.

É lindo, emocionante, e como toda boa animação da Disney, trata das diferenças: entre o jovem e o idoso, a aventura e o confortável, o animado e o resmunguento.

Há uma sequência no inicio que maestralmente conta a história do filme e apresenta a proposta toda, então não me permito contá-la aqui com medo de estragar a cena. Deixo com vocês o trailer, em altíssima definição (Esse filme é daqueles de se ver em 3D/Blu-Ray), mas só o veja se você ainda não se motivou a ver Up. Aliás, serve como um conselho pra todos os trailers: só os veja se ainda não se decidiu se vê ou não o filme.


NOTA:

1 Opiniões:

talvany disse...

Bah, concordo muito com o que tu disse sobre a cena que conta a história. Por mim ela podia ter virado um curta: cortariam todo o papo de cachorros falantes e ganharia Oscar de melhor curta mesmo assim :P

Sou muito mais do Nemo.

Passe Adiante