terça-feira, 22 de março de 2011

A Fita Branca (2009)

Chato. Enfadonho. Massante. Entediante. Frio. Como a maioria dos filmes europeus que eu já vi, ele dá aquela impressão de que não foi feito pra mim. Parado e lento, deu sono.






Estava com altas expectativas, e o que encontrei, além de diferente, é pior do que eu esperava. Sempre ouvi muito clara
mente que o filme
tratava de "O impacto da 1 Guerra Munbdial num coral de crianças de uma cidadezinha da Alemanha". Nada a ver com isso: o filme retrata -muito bem, está certo - uma série de eventos estranhos num vilarejo da Alemanha.
Achei um tanto confuso, com personagens confundíveis e difíceis de se identificar. Parece que o filme vai passando, as coisas acontecem e nós, como espectadores, longe da realidade que está na tela.

A reconstrução de época, impecável; A utilização do preto-e-branco, bola dentro. T
odo o sentimento de culpa, recatamento, contenção das emoções e vergonha são maestralmente expostos, chegando a dar pena em muitas cenas. Mas sempre com aqueles ângulos sóbrios, a câmera parada e o silêncio nada envolvente.

Não sei se o filme não funcionou comigo, se é a maneira europeia que não me apetece ou se estava querendo algo diferente naquele momento, uma manhã de segunda. É um filme bem feito, até reconheco, mas, so far, a maior decepção do ano. Dou 3 pipocas por reconhecer que é bem feito, que tem algo aí que simplesmente não me prendeu.

NOTA:

0 Opiniões:

Passe Adiante