terça-feira, 8 de março de 2011

Um Lugar Qualquer (2010)

Somewhere é dirigido e escrito por Sofia Coppola. Fui ver com baixíssimas expectativas, e ele só confirmou o que suspeitava: Sofia não é a minha diretora.


É a história de um ator de ação de Hollywood que passa um tempo com sua filha. É uma demonstração da rotina de um jovem rico e famoso super entediado. É um pouco da verdade por trás das câmeras. É Johnny (Stephen Dorff) tentando ser um pai decente para sua única filha, Cleo (Elle Fanning, a pequena Daisy de Benjamin Button) e ter uma vida mais "normal".

Achei muito parecido com Encontros e Desencontros, e baseado nos dois, afirmo que ela é uma diretora de que não gosto. Ou melhor, não entendo. Pra mim, são longas e cansativas cenas de pessoas solitárias, até a exaustão. O ritmo parece não transcorrer naturalmente: cada minuto exige muita atribuição de sentido. Esses dois filmes, pra mim, não me mudaram em nada: saí do cinema (Ou do sofá de casa, no caso do 2°) do mesmo jeito que entrei. De Maria Antonieta eu me lembro de ter gostado, mas faz tempo que vi.

Daí eu me lembro de Gus Vans Sant e de suas também longas tomadas sem mensagem explícita, com a diferença de que estas eu aprecio E entendo melhor, talvez por causa da música erudita que ele põe ao fundo (em contraste com o silêncio chato da Sofia).

Não posso dar menos de 3 Pipocas porque ele me fez rir e algumas cenas são realmente muito boas. Ele provavelmente fala da distância, do tédio e da artificialidade, mas não consigo pensar em outra palavra para descrever aquele final (não me crucifiquem!) do que pseudo-intelectual.

NOTA:

1 Opiniões:

Carioca'. disse...

PSEUDOINTELECTUAL FATO!

Passe Adiante