segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Narnia - Príncipe Caspian (2008)

Não consegui me aguentar e tive que fazer meus comentários sobre "Nárnia: Príncipe Capsian", do mesmo diretor de Shrek, Andrew Adamson

Antes de tudo, congratulações a C.S. Lewis, pois Narnia é, na minha opinião, o melhor livro que eu já li.

Para Quem Não Viu: Veja! É um filme bom mesmo, de qualidade técnica e que diverte muito.

Para Quem Já Viu: Adorei. O roteiro não é conformista e o filme joga com as cores, como no fato que tudo no Castelo de Miraz é prata, e sua aramadura no duelo é dourada, enquanto que a cor dos antigos narnianos é dourado e vermelho (Tipo Grifinória do Harry Potter) e a armadura do Rei Pedro é prateada.
E a música? Pode parecer que eu não tenho o que falar, mas achei ela "redonda" demais. Harry Gregson Williams faz músicas impecáveis, como as utilizadas no filme, mas achei que nos momentos de ênfase ela não conseguiu o resultado esperado. É boa demais e sempre, o que dá uma certa linearidade ao filme. Podiam ter explorado mais as belíssimas composisões do Harry.

Foram 3 as grandes mudanças na história: A feitiçeira Branca só é citada pelos anões, e no filme ela chega a quase voltar à vida. No filme os antigos narnianos atacam o Castelo de Miraz (Invenção total) e mudaram o final, onde, segundo o livro, Aslam passava por escolas em vilarejos e trazia algumas pessoas ao seu lado.

Achei super legal essas modificações, pois o filme não pode ser uma cópia digital do livro (Como são alguns animês em relação aos mangás), embora '300' seja louvável. Não se pode dizer que essas invenções foram negativas só porque fugiram do livro.

Para Quem Leu O Livro: (Leia o resto também)

Gostei de terem começado pelo capítulo 3, seguindo a cronologia correta. Em alguns pontos, difere em detalhes do livro, como que a estação, no livro é "rural e vazia" e no filme é subterrânea e movimentada. Alguns personagens, como a ama de Caspian, foram suprimidos, mas eu entendo, essa coisas acontecem. XD


NOTA:
"Divertido e inovador, Príncipe Caspian é recomendado."
Estou ansiosíssimo para o Festival de Gramado. Até!

1 Opiniões:

Anônimo disse...

Aê, finalmente eu tomei vergonha na cara e resolvi ler este blog. Não me decepcionei, é muito bom ^^

Quanto ao Príncipe Caspian, confesso que eu sou BEM purista na questão de fidelidade ao livro, e pra mm a quase-volta da Feiticeira Branca foi viajem DEMAIS- passou da conta, no sentido de que não é só um desvio da trama, mas uma deturpação da lógica por trás da história... (na minha visão, que é, como eu já disse, purista)

O melhor aspecto do filme, eu achei, foi que eles tiveram a coragem de fazer um "príncipe predestinado a tirar o mundo das trevas blá blá blá" sem fzê-lo necessariamente a concentração máxima de tudo o que é bom- o Caspian de vez em quando fraqueja moralmente, o que é bem corajoso, inusitado e humano.

Belo blog, pessoal! ;)

Passe Adiante