quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mindelo - Atrás de Horizonte (2007)

Do diretor grego Alexis Tsafas, o longa documentário com pouco mais de uma hora mostra como é a cidade portuária de Mindelo, no Cabo Verde. Sem entrevistas, sem comentários, sem narração (Só essa frase já faz valer o filme).


Tsafas usa de lendas, canções, teatros de marionete, contação de histórias e danças para "narrar" o filme. Ainda bem que o filme tem legendas, pois o português falado, com sotaque francês e luso, é incompreensível. O filme vai, sutilmente, passando dos tempos passados, da colonização, para o presente, para o atual.


Para Quem Já Viu(Aprofundamento): O filme mostra, em suma, que Mindelo é uma cidade onde as influências européis, como o cristianismo e a lingua falada, o português, contrasta com a enorme variedade de costumes, como a dança do "Cola" e o costume de ir à Igreja fazer oferendas a um santo em dias de chuvas fortes, para que ele pare com a tempestade. Que podemos chamá-la de pacata, pois as crianças brincam descalças nas ruas e não há quase fábricas, mas não podemos chamá-la de atrasada, pois há celulares, casas noturnas e carros.

Nota:
"Experimental, educativo e único, Mindelo - Atrás d'horizonte é um bom documentário."

0 Opiniões:

Passe Adiante