segunda-feira, 23 de março de 2009

Força Policial (2008)

Assisti esse filme não por querer ver Eduard Norton ou Collin Farrel, nem porque eu estava sedento por um policial. Vi por falta de opção e compatibilidade de horários, sem ter expectativa alguma.

Mas posso dizer: é melhor policial dos últimos tempos.



Lembro de outros filmes ao pensar em Força Policial, sendo o mais evidente: Tropa de Elite.

O filme fala sobre a corrupção na polícia de Nova Iorque no setor de narcóticos. Existem policiais que fazem todo o tipo de crime debaixo do distintivo da NYPD, os orgulhosos New York City Cops.

Mostra como esses crimes, extorsão, chantagem, troca de favores e influência, roubo de drogas, abuso de poder, foram acobertados pelo próprio departamento. Mostra o corporativismo da polícia de Nova Iorque sem meio-termo. Todos sabem do que está acontecendo, mas ninguém fala porque policial respeita policial.



Essa é a parte inovadora do roteiro, a que lembra o Tropa. Que mostra esse grande conflito na mente dos homens-da-lei sob a ótica de uma família de tiras, mostrando e trocando entre os pontos de vista de bom e mau policial. Quem dá vida a essa trama são: Eduard Norton, Colin Farrell, Noah Emerich e Jon Voight. A atuação deles é bem interessante. Collin Farrell e Edward Norton estão bem convicentes, mas eu gostei mais do Norton. Noah Emerich está bem esforçado também. Sem brilhos de atuações, na verdade.

Achei o enredo é meio manjado. Me lembrou na hora o We Own The Night, (Os Donos da Noite) que também aborda uma família de policiais. Mas falando dos aspecto técnicos: a trilha sonora é leve e agradável, mas não se destaca. A fotografia é interessante e a montagem é meio que rápida demais, alternando os pontos de vista violentamente, às vezes deixando tudo meio confuso.


Vale a pena ver o filme porque aparece um NYPD em ação, nas ruas, e como o seu código de honra, o orgulho e a glória, estão agora distorcidos. Além disso não tem muita coisa de novo. Outro ponto negativo foi a divulgação, que dá a impressão de ser um filme com muita porrada e tiroteio. E não é. Venderam mal. Vão atrair quem gosta da trilogia Bourne e Missão Impossível quando era pra chamar quem gostou de Crash e Dia de Treinamento. (meu caso)
Uma pena.

Nota:

0 Opiniões:

Passe Adiante