quarta-feira, 4 de março de 2009

Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

Vimos! Sim, vimos o grande vencedor do Oscar! Slumdog Millionaire.


Tudo começa com a pergunta: Como um garoto favelado pode acertar todas as perguntas de um programa e ganhar 20 milhões de rúpias?

a) Ele é um gênio.
b) Ele trapaceou.
c) Ele tem sorte.
d) Está escrito.

Após, um fade para um jogo de baseball na favela X, onde meninos começam a correr de seguranças ao som de Oh Saya, linda canção que concorreu ao Oscar. Depois de respirar do começo arrebatador, a história passa para o interrogatório de Jamal Malik (Dev Patel), que foi acusado de fraude por tem acertado todas as perguntas do Show do Milhão indiano, sendo ele um favelado. Como pode?

Paralelo ao auditório onde se passa o programa, a história também passa pela sala do delegado que está interrogando Jamal. E ele explica como sabia a resposta de cada pergunta. Pergunta a pergunta, se vai entendendo quem é esse personagem, e porque ele está lá.

Um dos motivos é seu amor eterno pela linda Latika (Freida Pinto), parte do filme que pode passar como "aquela história clássica de um amor de infância que foi sobrepujado pelas dificuldades da vida." Mas a atuação fantástica das crianças que interpretam Jamal, Latika e seu irmão Salim, dão um toque especial para dar um clima real de amor eterno.

té aí, nada de muito novo no quesito enredo, né? É o que parece. Só que no meio dessas duas tramas principais, de um lado o jogo que pode mudar para sempre a vida de Jamal e de outro a sua busca pelo seu eterno amor, Latika, existe uma história linda de sofrimento e superação. O jeito como Danny Boyle (vencedor do Oscar de Melhor Diretor) conta a história de Mumbai, da favela X e da Índia como um todo, é espetacular. Por vezes, lembra Cidade de Deus. Por outras, lembra algo como Babel. E por outras ainda, lembra um filme simples, barato e extremamente sicero e original. O bonito do filme, o que o destaca e diferencia não é a história em si, mas como ela é contada.

O diretor Danny Boyle com a atriz que fez Latika criança

À medida que o filme se passa, você vai entendendo a mensagem do mesmo: "de que para saber, tem que viver". Que, mesmo não tendo frequentado a escola completa, Jamal Malik sabia todas as respostas pois, cedo ou tarde, no meio de sua vida de desafios, ele havia enfrentado as perguntas.

Claro, o filme diz que dinheiro não é nada, só o caminho para chegar ao que realmente importa, neste caso, o amor.


NOTA:

Curiosidade: 20 mlhões de rúpias são R$851.723,16. E sim, eu procurei a cotação da rúpia no Google e converti. ;D

3 Opiniões:

Lidi disse...

"Enquanto eu não assistir Slumdog Millionaire, COM CERTEZA esse filme é o que eu estou torcendo na noite do dia 22 de fevereiro."

E então, torceriam, ainda, pro Benjamin ou pro Jamal?

Continuem com o blog, pois está muito bom!

Bruno Oliva Peroni disse...

Minha opinião: ainda pro Benjamin.

Adorei os dois filmes, mas o Benjamin Button me tocou mais. O filme é fantástico, compatível com o meu gosto e tecnicamente perfeito.

Vamos ver a opinião do meu irmão.

Li disse...

Durante as cenas do programa é nteressante a forma sutil como ele mostra que desejava não saber todas as respostas...a cada pergunta, uma parte sofrida da vida dele...muito bom!
Boa, Peroni! :o)

Passe Adiante