sexta-feira, 5 de março de 2010

Preciosa (2009)

Preciosa é um filme diferente. Trata sobre uma menina americana de 16 anos, negra, analfabeta e obesa que tem um filho e está grávida do 2º, tem uma mãe que a explora e agride física e verbalmente todos os dias, mas mesmo assim tem forças pra continuar vivendo. Seu nome é Clareece Precious Jones. Muitas vezes ela agradece a Deus por fazer novos dias, para que os finados dias de sofrimento sejam deixados para trás.


A perspectiva de Preciosa é realmente a partir da cabeça dessa menina que tem todos esses problemas, mas mesmo assim tem sonhos. É ela quem conta a história, numa bela narração em primeira pessoa que realmente parece tirada de um livro. Com direito a alucinações em plena luz do dia da vida que Clareece sonha em ter, como uma atriz ou cantora famosa. Talvez tudo isso seja realmente tirado do livro Push, que conta essa dura história, baseada na realidade de diversas meninas do Harlem com a qual a autora teve contato. Essa perspectiva é o que torna o filme tão único e criativo. O filme realmente tem a cara que deveria.

Apenas pelas atuações, que renderam 2 indicações ao Oscar, o filme já vale a pena ser assistido. Seja da própria Preciosa, vivida por Gabourey Sidibe ou por Mo'Nique, favorita ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, que faz a mãe de Preciosa numa atuação sobrehumana. Além disso, tem a beleza e ternura de Paula Patton, que a faz Ms. Rain, a professora da escola alternativa que ajuda Preciosa. Até a Mariah Carey aparece, bem diferente e com uma atuação sincera. Além disso tem a autenticidade, o jeito inusitado do desenrolar da trama e o embalo da uma trilha sonora que realmente parece ter sido tirada do Harlem e cai como uma luva.


Fora a propaganda da Oprah, que também é a principal produtora do filme, existem poucas falhas. Talvez devaneios demais de Clareece que interrompem as cenas fortes como se estivessem amortecendo a realidade. Pode ser uma estratégia de defesa da mente de Preciosa ou uma jogada para deixar o filme mais tragável. O final não é o melhor possível. Talvez repentino e intenso demais para um final. Talvez tenha tirado as 5 Pipocas de preciosa. Mas entendo. Pode não ser o fim ideal de um filme, mas definitivamente é de uma fase de pesadelos na vida de Preciosa.


Indicação a Melhor Filme bem merecida.

Nota:

0 Opiniões:

Passe Adiante