domingo, 15 de agosto de 2010

Chico Xavier (2010)

Estava morrendo de vontade de ver este filme porque, de alguma maneira, fiquei com uma péssima visão dele, com a expextativa lá em baixo. Mas poxa, o filme brasileiro mais assistido EVER não pode ser tão ruim assim. Por isso, na última noite de domingo, paguei pra ver.


O que eu vi foi um ótimo filme, sem sombra de dúvida. Impliquei com os atores famosos da Globo que dão um ar novelístico? Bastante. Detestei o clima "2 Filhos de Francisco" de crianças maltratadas, madrastas cruéis e cenas escuras no interior 'humilde' de uma casa no interior de um Brasil de mais de um século? Horrores. Às vezes senti - e não é a 1ª vez que isso acontece quando vejo um filme nacional - que aquilo que estava na tela não era pra mim, que o jeito de contar aquela história parecia destinada à sei-lá-quem, com aquele irritante tom simplista, talvez para atingir todo o 'povo', meta que o filme atingiu perfeitamente com a ajuda de grandes nomes como o diretor Daniel Filho, o mesmo dos dois "Se Eu Fosse Você" e de "Primo Basílio", e dos atores Tony Ramos e Giovanna Antonelli. Eu estou começando a pegar nojo /odiar o Tony Ramos, então o fato de ele estar no filme já me incomoda, ainda mais desempenhando o importante papel de representar as pessoas que foram impactadas pelos 'poderes' de Chico, das famílias que estabeleceram contato com os que já se foram.

Mas mesmo assim, o filme me cativou. Me emocionei, me inspirei (muito) pra conhecer mais desse fantástico médium que psicografou uma tonelada de livros. As cenas de psicografia são todas magníficas, as cenas no estúdio traçam uma linha e um ritmo adequados, as atuações - apesar das caras conhecidas demais - ficaram superboas, a reconstrução de época, o sotaque de Minas Gerais, as acusações de charlatismo e de heresia pela Igreja... Tudo isso dão a essa obra ao mesmo tempo a dimensão do real e do fantástico, como foi de fato a vida de Chico Xavier.

NOTA:

1 Opiniões:

Carioca'. disse...

Não vi ainda chico xavier, tb não sinto muita empatia pelos filmes brasileiros, mas independentemente disso, a importância de retratar a vida do chico é algo sem precedentes... enfim, estamos escapando do velho pensamento católico e seus preconceitos...
chico xavier é maravilhoso e temos vários livros dele lá em casa. Agora é aguardar a estréia de Nosso Lar.

Passe Adiante