sábado, 7 de agosto de 2010

A Origem (2010)

Estou voltando ao Pipocas em grande estilo.
Vou falar do filme do momento: A Origem (Inception).


O filme ganhou muita notoriedade por ser escrito e dirigido por Cristopher Nolan, o mesmo diretor do grande Batman e o Cavaleiro das Trevas, que é ótimo, por sinal. Dessa vez, Nolan explora o mundo dos sonhos, a partir de uma história que, mesmo contendo um ou outro clichê, é bastante original e envolvente. É um filme veloz e inteligente.

O elenco destrói. Eu, pessoalmente, gosto muito do Leonardo DiCaprio, que desde Prenda-me se for Capaz saiu daquele estereótipo de babyface-fofinho de Titanic. Em Inception, ele não faz diferente: está MUITO bem. Além dele, para completar o time temos Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Ken Watanabe (de O Último Samurai), entre outros. Como em Batman, Nolan escolheu seu elenco espetacularmente bem.


Além dos atores, os efeitos visuais impressionam. Está cheio de bullet-times e cenas fantásticas do mundo dos sonhos, onde tudo é possível. Só os efeitos visuais já valem o ingresso.


De maneira geral, o filme é excelente. O tema é divertidíssimo e é trabalhado com profundidade (literalmente, pra quem já viu o filme) por Nolan. Também tem bastante ação e tiroteios, o que para mim é bem-vindo, mas pode ser visto como exagero.

Existem várias relações e referências que o filme faz que o tornam ainda mais especial, como a música Non, Je ne regrette rien (Não, eu não me arrependo de nada) de Edith Piaf, que faz referência a Marion Cotillard. Também existem diversas relações com a Psicanálise (Freud e A Interpretação dos Sonhos) e com Publicidade (inserir idéias em mentes alheias?). Também dá para fazer referências a outros filmes que tratam de temas similares, como Matrix e Quero Ser John Malkovich.

É um filme jovem, muito rápido e com o estilo autoral de Nolan: muita ação, uma trama inteligente mostrada sem arriscar muito na forma, efeitos visuais animais e várias locações em outros países. Um dos filmes do ano e certamente mais um blockbuster cravado no currículo desse diretor.

TERCEIRO lugar no IMDB e 5 pipocas.

NOTA:

5 Opiniões:

Unknown disse...

Aham, o filme é ÓTIMO!!! Vale a ida ao cinema, sem dúvida! Elenco com ótimas interpretações e efeitos visuais de qualidade!

Anônimo disse...

Nem comentaste sobre a espetacular companhia com a qual foste assistir o filme! Certamente tornamos a experiência mais agradável.

Rodrigo Oliva Peroni disse...

A Zero Hora conseguiu fazer 4 textos sobre esse filme (2 hoje e 2 quinta passada) e, o mais assustador, serem todos (até o do psicanalista) meio parecidos. O melhor que consegui achar lá no meio foi algumas sacadas boas e uma comparação do 'último trabalho de Cobb' com a criação de um filme. Mais do que isso, A Origem parece ser daqueles filmes que só se entende e capta por todo depois da 2ª, 3 ª vez que foi assistido. Em nenhum momento pensei em dar menos que 5 pipocas.

Ah, e as cenas de ação me causaram um pouco de incômodo sim A Zero Hora disse que deu 4 e não 5 estrelas por causa das explosões e explicações excessivas... Palhaçada. Mas, afinal, quem se importa com a ZH? Fica a dica: não confiem nos críticos da ZH!
Enfim, todo o tiroteio acabou por não atrapalhar o filme, ainda bem.

Carioca'. disse...

Eu amei os efeitos hehehe e foda-se a crítica da zh, na real, fodam-se as críticas! A menos que considere realmente aquela pessoa que ali impressa sua opinião, nada pode desmotivá-lo de ter sua própria opinião do assunto!
E falando de a origem, ameii, demais, é foda fodaaaaa
só não sei se entendi o final =/

Lucy disse...

Vai ser o melhor filme da década.

Ah, Peronis, dêem uma procurada por um artista chamado M.C. Escher. Tem litros de referências a ele no filme : )

Passe Adiante