sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Juno (2007)

Sem aqueles subtítulos horríveis na versão brasileira, Juno se destaca por tratar de um tema tão polêmico e pesado de forma tão leve: a gravidez na adolescência. Alguns acham esse o maior defeito do filme, mas eu discordo. Trata o aborto de um modo bem real e que eu nunca tinha visto antes.

O roteiro foi escrito pela polêmica Diablo Cody, essa aí da foto, que já foi uma prostituta. Traz a toa um ponto muito interessante na arte, que é: "Tem como gostar da obra de alguém que você não gosta??" Eu acho que sim, tem como. Não gosto do Ozzy, mas tem algumas músicas que são ótimas. Kurt Cobain era um drogado trash, mas suas músicas são fantásticas.

Músicas perfeitamente colocadas, vale muito a pena baixar ou até mesmo comprar o CD original, se conseguir achar. Kimya Dawson canta muitas músicas.

Conta a história de como Juno MacGuff (Ellen Page), desde quando sabe que fica grávida de Paulie Bleeker (Michael Cera), um "marinheiro de primeira viagem". Passa pelas sucessivas etapas de uma gravidez: Contar aos pais, fazer a ecografia, o impacto com os amigos no colégio, a modificação do corpo da gestante. Não posso contar mais para não comprometer a sua interpretação.

No elenco também estão Jason Bateman, de Hancock, Jennifer Garner, de Elektra, e J.K. Simmons, de Queime Depois de Ler. Jhon Malckovich, que também é um ator em Queime Depois de Ler, é um dos produtores. Ele também produziu O Libertino e outro filmes não tão main-stream.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro e indicado a melhor direção, Jason Reitman, e melhor atriz, Ellen Page, e melhor filme.

Da primeira vez que eu vi eu achei o máximo. Da segunda vez, achei meio forçado, sei lá. Foi só ver pela terceira vez que vi que não estava bem no dia mesmo. Acontece isso de vez em quando, ver o filme e não gostar, mas saber que ele é bom, por isso é bom rever um filme antes de formar uma opinião forte.

O filme, assim, mostra a realidade dos colégios públicos americanos abordando o tema do aborto como nunca: Com ótimas músicas e senso de humor. É tudo muito bem pensado e característico.


"Subjetivo, divertido e dinâmico, Juno te encanta desde a primeira cena."
NOTA:

0 Opiniões:

Passe Adiante