domingo, 22 de novembro de 2009

Bastardos Inglórios (2009)

Fui finalmente ver nesse sábado a nova façanha do Tarantino: Bastardos Inglórios é simplesmente espetacular! Eu estava esperando um filme com muita violência e menos conteúdo. Me enganei no segundo item. O filme é bastante consistente e conta uma história fantástica, paralelamente ao mostrar as proezas do Bastardos.

Numa França ocupada pelos nazistas (como diz no cartaz), uma equipe especial infiltrada, formada por soldados americanos judeus de elite, tem um objetivo único: matar nazistas. Brad Pitt aparece como o tenente Aldo Raine, que coordena a equipe dos Bastardos e começa a espalhar o medo no exército alemão, principalmente pelas suas "técnicas".


Com violência e sadismo desmedido, Tarantino traz um ótimo filme que mostra um pouco das insanidades de guerra e qual é a proporção da raiva que os judeus tem dos nazistas. E de novo aparece a temática da vingança. Só que dessa vez, aparece na 2ª Guerra, dando um novo fôlego pra filmes com esse tema. Mesmo o assunto holocausto/nazistas/2ª guerra estar saturadíssimo, Tarantino consegue uma proeza fenomenal.

Tem muito de Tarantino no filme. Apelidos engraçados, interrupções biográficas aleatórias, violência pura em forma de comédia, uma estética meio HQ, muitas referências, e aquele gosto da loucura, sempre presente nas obras dele. De novo, aparecem ainda mais referências e um humor peculiar com as culturas e línguas européias.


Gostei muito das atuações do elenco, nada intuitivo e sempre escolhido a dedo pelo próprio Quentin. Brad Pitt convence mesmo com Aldo, Mélanie Laurent está linda e ótima no papel de Shosanna e Diane Kruger está duslumbrante como a atriz Bridget von Hammersmark. O coronel Landa da SS, interpretado por Christoph Waltz também está insano. A trilha sonora é bem apropriada e o filme conta com longos e tensos diálogos dos filmes mais antigos do diretor.

Talvez o final não agrade a todos, mas não se pode agradar a todos. Eu gostei e gargalhei até os créditos com uma das cenas mais sádicas que lembro ter visto.


Bastardos Inglórios é obrigatório para quem é fã de Tarantino. E, mesmo para quem não o é, eu recomendo. Pra quem não gosta de violência, vai ver uma comédia romântica.

NOTA:

0 Opiniões:

Passe Adiante