segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei (2010)

Fui vê-lo numa sessão de Pré-Estreia no Moinhos, as 22 horas. Pegamos poltronas na 1ª fileira, e preferimos sentar nas escadas do que ficar com torcicolo
...tão cedo da noite.

Colin Firth, o favorito e merecedor ao Oscar de melhor ator, é o Duque de York, irmão do sucessor ao trono da Inglaterra. E ele é gago, bem gago. Helena Bonham Carter faz o papel de sua esposa, ótima como sempre.

Vendo o trailer, tive de cara um medo imenso de que o filme fosse demasiadamente voltado pro seu final: que desde o começo, se esperasse pela cena do discurso. Graças a Deus, ele não comete esse erro, e nem permanece sem direção; em última análise, é um filme de superação, de um homem que luta para se livrar de uma parte sua. As sessões com o Doutor Blandine e seus métodos nada convencionais mas totalmente aprováveis são a sustentação da obra, que no fim, trata da história de como este homem lutou contra a gagueira.

Um amigo comentou que achou as cenas que ilustram a realeza iguais a todos os outros "filmes de rei". Bom, confesso que não esbanjam inovação, mas analisá-la a partir do ponto de vista de alguém que sofre de um problema nitidamente psicológico, que tem suas raízes naquele universo impessoal e frio, isso sim é diferente.
Ele mantém um clima super agradável, com fotografia perfeita e música envolvente. Flui no seu ritmo, sendo ao mesmo tempo engraçado - sem gargalhadas, como o bom humor inglês - e tocante, sem incitar ao choro.

Enquanto produção, na minha opinião ele é melhor que A Rede Social, mas sei que muitos vão gostar mais do segundo por se identificar mais, por falar a língua da juventude. Se a Rede vencer, vai ser como em 2009, quando o Milionário venceu o Benjamin: O Oscar decidiu-se pelo mais "moderno", dinâmico e atual, e não pelo mais grandioso, como seria em 2010 se Avatar tivesse vencido.

NOTA:

2 Opiniões:

talvany disse...

Uma grande vaia a todas as idosas sem vida social frequentadoras do Moinhos que ficam incomodadas com pessoas de menos de vinte anos que sentam perto.

Acho que ela não teve guts pra ir assistir à "Rede Social", com medo de ser sufocada pela juventude.

Nykollas disse...

Barbossa para melhor ator? Mais alguém?

Passe Adiante