domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cisne Negro (2010)

É noite de Oscar. Nada melhor do que postar a crítica de um dos indicados a melhor filme.
O filme dessa vez é Cisne Negro, de Darren Aronofsy, mesmo diretor de O Lutador, ótimo filme que deu a Mickey Rourke o Globo de Ouro de melhor ator em 2009.

Cisne Negro é um filme arrebatador. Te deixa preso durante todo o espetáculo. Não vá esperando um filme sobre ballet. É um filme sobre obsessão, loucura e perfeição.

Adoro a visão do Aronofsky. Ele retrata tudo de um jeito tão real, sem filtros ou outros efeitos. Isso dá um aspecto de tudo ser real. Mas como o filme tem boas pitadas de surrealismo, o efeito cru e câmera na mão fica ainda mais perturbador.



O elenco é também perfeito. Natalie Portman fez teve um desempenho de prêmio. Sempre gostei da atuação dela e torço para ela no Oscar. Vincent Cassel faz o diretor da peça e é o cara certo para o papel e Mila Kunis que faz a colega também está muito bem. Definitivamente Aronofsy manda bem em casting.

O ritmo do filme segue um pouco como uma peça de teatro. Começa lento e vai ficando mais rápido, sombrio e procupante. E o final é intenso e apoteótico, como no final de uma grande peça. É um grande filme que pode facilmente ganhar o melhor filme. E marca. Fiquei um tempo depois de assistir pensando em até que ponto a disciplina, a prática e a repetição são saudáveis e sobre a definição de perfeição. Realmente faz pensar.



Por mais estranho que pareça, um filme praticamente perfeito.

NOTA:

E falando de Oscar, vamos falar um pouco no nosso post pré-Oscar.

Na minha opinião a cerimônia vai ser como no ano passado. Não tão divertida. Mas realmente espero que seja melhor. Os apresentadores, James Franco e Anne Hathaway, são certamente bem carismáticos e acho que vão mandar bem.

Sobre os indicados, segue abaixo a minha lista de favoritos para as principais categorias e entre parênteses quem eu acho que deveria ganhar:

MELHOR FILME:
A Rede Social (A Rede Social)

MELHOR ATOR:
Colin Firth - Discurso do Rei (Javier Bardem - Biutiful)

MELHOR ATRIZ:
Natalie Portman - Cisne Negro (Natalie Portman)

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Geoffrey Rush - Discurso do Rei (?)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Amy Adams - O Vencedor (Hailee Steinfeld - Bravura Indômita)

MELHOR DIRETOR:
Coen Brothers - Bravura Indômita (Coen Brothers!)

Acho que A Origem vai levar vários prêmios técnicos e deve levar ainda roteiro Original. Roteiro adaptado acho que fica com O Discurso do Rei.

PS.: O Rodrigo acredita que o melhor filme será O Discurso do Rei.

Boa cerimônia!!

1 Opiniões:

Claudia O. Peroni disse...

Realmente adorei a filme, tanto pela interpretação da atriz principal, e também pelo intrigante enredo.

Passe Adiante