terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Rede Social (2010)

Mais do que na hora, posto finalmente o comentário de The Social Network, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme, drama. Me esforcei bastante pra não criar expectativas e não ouvir falar nada sobre o filme, o que valeu MUITO a pena.

Conseguiria Dadid Fincher, depois de Benjamin Button, fazer um filme sobre o Facebook? Se lembrarmos que em 1999 ele fez O Clube da Luta, dá pra acreditar na capacidade do diretor de fazer filmes tão diferentes. E não decepciona, trazendo um filme ultra-moderno, transmitindo sem muito brilho, pelo que parece, a realidade das universidades americanas da última década.

Mark Zuckerberg, muitíssimo bem interpretado por Jesse Eisenberg à princípio não me cativou. Não ria em nenhuma cena, ficava com aquele beiçinho idiota e não dava a mínima para as pessoas. Logo fui me deixando levar e comecei a adorar suas respostas no seu julgamento (Que acompanham o filme todo, cortando com as cenas narradas.). Justin Timberlake está muito bem, fazendo o papel do "empresário-maluco-mega-competitivo-com-ideias-ambiciosas".

E por aí vai o filme, brincando com o telespectador, ora sentido pena, ora raiva dos personagens. Sobre o ritmo: arriscado. Tive dificuldade de acompanhar algumas cenas, mesmo com legendas em p
ortuguês, e como diria Hitcock, "a pior coisa que um cineasta pode fazer é confundir o espectador". Ele não chega a ser confuso, mas exige muito, como Watchmen.

"Em o que ele vai mudar minha vida?" Sim, porque pra receber 5 pipocas, algo tem que acontecer aqui dentro. A simples contemplação não é o bastante. Pois digo que ele me fez gostar mais da Internet, a entender melhor os nerds e a respeitar mais o Direito.

Não sei se foi porque vi em qualidade de Blu-Ray, mas dá vontade de ver de novo, até pra pegar os diálogos melhor. Ele é contado com quase perfeição, a história é, além de verdadeira, digna de ser contada. Todos devem vê-lo. Dou cinco pipocas, apesar de que não poria num TOP 10 meu. Pelo menos enquanto eu não o revejo.

NOTA:

1 Opiniões:

talvany disse...

Em primeiro lugar, em nome de todos os nerds do mundo inteiro, muito obrigado por ter assistido a esse filme.

;D

HUEAUHUHEAUHAEHUEA

Eu acho o maior destaque da "Rede Social" são os personagens, sabe; eles são assustadoramente reais!
Eu sou um deles, meus colegas de faculdade e de empresa são eles, o Mark é um deles!
São crivelmente humanos, sem enfeites, sem Hollywood.

E eu acho que velocidade do filme foi justamente a base que deu o tom dele. Eu fiz uma relação direta dessa rapidez com a internet, com a enxurrada de informação que a gente recebe e filtra, com a volatilidade da tecnologia (que precisa ser trocada com frequência absurda para não se tornar obsoleta).
É nesse ritmo que se dão as conversas de almoço que eu tenho com meus colegas nerds-da-computação falando sobre boots de linux e a evolução dos processadores (as quais, aliás, eu honestamente trocaria por um bom filme).
"A Rede Social" retratou a nossa geração internet de uma forma realista e moderna, e eu agradeço.

E que atire a primeira pedra que não ficou dando um rim pra trocar sua universidade tupiniquins pelos campos verdes históricos de Harvard University B)

P.S.: tu já viu o Jesse e o Mark no Saturday Night?:
http://www.youtube.com/watch?v=LrwaJ--WsQA

Passe Adiante