Janeiro do ano passado, eu e o Bruno fomos no cinema do aeroporto, o único que ainda disponibilizava esse filme. Uma semana depois, fomos de novo.
O filme se passa em 68 e mostra os altos e baixos daquele ano: A guerra do Vietnã, o assassinato de Martin Luther King, a loucura hippie e a facilidade de se entrar nos EUA. Tudo isso com versões super-boas de músicas dos Beatles.
Para mim, as melhores músicas são Let it be e I wanna hold your hand, e Hey Jude. Embora Get back, Imagine e I'll follow the Sun tenham ficado de fora, algumas versões ficaram ainda melhores que a original dos Beatles. Legal também que os personagens têm nomes de pessoas citadas nas músicas dos Beatles, como Lucy e Prudence.
Conseguiram fazer o que muitos artistas não conseguem: Uma tipificação social com profundidade, fazendo você se apegar aos personagens embora eles representem tipos da sociedade, sem uma história muito original. São eles "o cara que se safa de tudo até que é chamado pra guerra depois de largar a faculdade e se mudar para NY", "A irmã mais nova comportadinha que chega em NY e vira uma revolucionária e namora o melhor amigo de seu irmão." e "O desenhista de Liverpool que chega em NY e fica perdido em meio a tantas ideologias." São Max, Lucy e Jude.
Com uma apresentação especial espetacular de Bonovox, tocando duas músicas, o filme te surpreende quando tu acha que ele se perde, na parte em que, como todo musical, o filme se torna um pouco chato.
E há referências a grandes astros da música: Jojo e Sadie se passam por Jimi Hendrix e Janis Joplin, Prudence é Yoko Ono e Maxxie acredito ser uma representação de Kurt Cobain (Pelo menos na cena de Black Bird);
É um filme lindo, que retrata a década de 60 com canções da maior banda de todos os tempos (Talvez não a melhor, mas isso é outra história). Se não viu, veja. Se já viu, compre. Para se ter em casa e rever muitas vezes.
Vale a pena dar uma conferida no site oficial, o mais elaborado e fodástico de sempre:
http://www.sonypictures.com/movies/acrosstheuniverse/site/
NOTA:
domingo, 29 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 Opiniões:
bah, cara, aqui vai uma na linha das coincidências cósmicas e destínicas e fodásticas: quando essa crítica foi postada, adivinha que filme eu estava assistindo?
Exatamente, Across the Universe.
E claro, cinco pipocas merecidíssimas!
best musical ever!!!
Eu vou ser o estraga prazer! :D
Eu quase dormi vendo o filme, fica a dica.
As músicas são ótimas, com certeza... A versão da All My Loving do Jim Sturgess eu achei bem interessante alilás.. A parte da All you need is love também é boa, mas o filme mesmo - eu acho que poderia ser um pouco menos sonolento XD
Não precisa ter guerra e tal, mas podia ser um pouquinho mais proativo (?)
Postar um comentário