quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Queime depois de ler (2008)

Hoje vou resenhar esse grande triller de comédia dos geniais irmão Cohen: Queime depois de ler.
Finalmente uma boa tradução!

Depois do grande sucesso e repercussão de Onde os Fracos Não Tem Vez, que faturou o Oscar de melhor filme no último ano, havia uma grande expectativa do público e da crítica para o filme que ia suceder uma obra-prima. Mas Queime depois de ler não decepciona. Mesmo.


Saquem só a pipoca.

Pra mim, que não sou um grande fã de comédias e, portanto, não assisto muitas, essa foi a melhor comédia de 2008. O filme retrata, através de personagens caricatos estilo Cohen, a paranóia que vivemos hoje em dia, onde tudo é suspeito, tudo e todos podem ser terroristas e portarem bombas no corpo. Outro tema abordado é a vaidade a todo preço e a enorme burocracia presente em nosso dia-a-dia. Mas o que dá a tônica do filme é o ritmo satírico de filmes de espião do FBI e da CIA, cheio de trilhas de suspense e tomadas panorâmicas.

O elenco que dá vida a toda essa grande ironia é igualmente especial. George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich, Tilda Swinton, etc. Só para ter uma noção de como os Cohen sabem formar um elenco. A estrela do filme é o Malkovich que interpreta um agente da CIA frustrado e neurótico com as suas tarefas.



Enfim, o filme me surpreendeu. Alguns podem dizer que ele é pessimista, pelo jeito sem vírgulas que são mostrados alguns dos flagelos da sociedade moderna pós-11/09.

Vale a pena. Eu me diverti muito mesmo.
Concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical, mas perdeu pra Vicky Cristina Barcelona. Não sei...
Divirtam-se.

NOTA:

2 Opiniões:

Anônimo disse...

bah, ri bastante também!!

estranho achei o papel do Brad Pitt, um papel bem "não Pitt mocinho gostoso" hehe, mas no fim ele se saiu bem...

Senkh disse...

tambem gostei bastante. O Malkov estava ótimo, e Tilda Swinton excepcional. Só não gostei muito do final, me pareceu apressado.

Passe Adiante